sábado, 24 de abril de 2010

Socialidade e Sociabilidade



Sociabilidade é a estrutura social que engessa o homem, prendendo-o a conceitos morais fixos, práticas institucionais e rotinas do mundo conservador (modernidade).

Na socialidade, diferenciando-se de sociabilidade, o homem se sente mais livre para mostrar diferentes comportamentos, constituindo diferentes máscaras onde pode transpor apenas o que acha necessário ou tem vontade, e não é preciso uma razão lógica para efetuar determinada ação (dando-se como exemplo as comunidades de Orkut, onde o título e a descrição querem dizer exatamente o que está expresso, sem maior necessidade de aprofundamento ou criticidade ao tema – “Eu odeio segunda-feira” – quer dizer apenas isso, e, reparando nos chats da comunidade, a idéia é reforçada, quando nota-se pouca ou nenhuma interação).


  • Impunidade na questão On/Off;


As pessoas se sentem mais confortáveis para apresentar comportamentos ou se apropriar de atitudes que normalmente não apresentariam na vida “Off”(?). Exemplo: pedofilia; os aliciadores sentem-se mais à vontade de “recrutar” crianças no ambiente em rede, a dificuldade de rastreamento, mantêm o anonimato, e de certa forma a segurança desse agente. Na vida “off”, esse ato seria mais facilmente identificado e repreendido/combatido.


  • Porque é tão difícil utilizar os “óculos novos”?


Devido ao modelo econômico vigente(capitalismo), temos uma visão mais lógica e voltada para o crescimento econômico e acadêmico constante (o que gera uma certa rivalidade/competição) e nos baseamos nessa visão para entender conceitos que necessitam de uma visão nova. Com isso, tudo o que não é voltado para acumulo de capital, ou conhecimento, acaba por se tornar algo “dispensável” e até incompreensível (porque fazer algo que aparentemente não tem sentido e não vai me trazer benefícios lógicos?).


por Adannick, Dêmora Bruna, Lenilson, Bruno de Melo, Lucas Rafael e Mailton

3 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal,
esse post ficou ultra-super reduzido. Vocês precisam apresentar a comunidade, expliacr o funcionamento, dentro do que combinamos em sala! Prof. Eduardo

Anônimo disse...

Pessoal, o comentário acima refere-se ao post de cima.

Anônimo disse...

Esse post de socialidade ficou bom porque demonstra que vocês **refletiram sobre o assunto**. Eu só não diria que a estrutura social engessa o homem, nunca, nunca, o homem sempre encontra formas de fugir ao gesso...

Postar um comentário